As tendências do mercado imobiliário vão, com naturalidade, variando ao longo do tempo, embora tal não se verifique de forma acentuada no segmento de luxo.
Numa conjuntura pandémica, seria expectável para muitos um abrandamento na procura deste tipo de imóveis, impactando diretamente proprietários, consultores imobiliários e investidores. No entanto, o caráter de exclusividade continua a suscitar e até a acentuar o interesse de potenciais compradores.
Fique a conhecer os motivos que, mesmo num contexto adverso, explicam a vitalidade deste nicho. Perceba as tendências do mercado imobiliário com que pode contar!
Envolvente interna favorável
Em termos quantitativos, as oscilações decorrentes da pandemia da COVID-19 ocorreram em todo o panorama internacional. Portugal não foi, por isso, exceção, mas conseguiu efetuar uma gestão rigorosa do surto, amplamente elogiada a nível global.
A perceção pública do país é bastante favorável, conferindo segurança a investidores externos e internos. Adicionalmente, a segurança, a posição geográfica, a gastronomia, a hospitalidade, o custo de vida e o clima são outras das características muito valorizadas pelos compradores.
Estabilidade associada ao mercado
As propriedades de luxo são encaradas como ativos tangíveis capazes de assegurar segurança a qualquer investidor. Considerando o comportamento padrão do target deste tipo de imóveis, que permanece ativo na procura de oportunidades de negócio proveitosas, o mercado não prevê qualquer enfraquecimento no futuro.
Forte aposta no digital
Adaptação é, mais do que nunca, a verdadeira palavra de ordem e, por isso, uma tendência no mercado imobiliário em 2021. De forma progressiva, inúmeras atividades foram penetrando e cimentando a sua posição no mundo digital.
Dado o seu contacto permanente com clientes, também as consultoras imobiliárias se moldaram com celeridade às exigências deste período pandémico. Sem grandes surpresas, assistiu-se a uma pujante presença de negócios no ramo imobiliário de luxo.
Aproveitando as múltiplas potencialidades oferecidas pelo online, os profissionais que operam no setor reforçaram a sua rede de contactos. Em paralelo, prestaram apoio contínuo a investidores e diversificaram os formatos das visitas a imóveis.
Assinalável personalização
A oferta personalizada e integrada, capaz de aliar os serviços de mediação imobiliária à construção e intermediação de crédito, nunca poderá ser relegada para segundo plano.
Esta tendência do mercado imobiliário de luxo acabou por se intensificar com a migração para o digital e o reforço do posicionamento das marcas que operam no mercado.
A angariação de clientes é, cada vez mais, um processo minucioso e a divulgação de casas exclusivas obedece a critérios de segmentação definidos com precisão. O recurso a conteúdos multimédia e a mensagens adaptadas para públicos-alvo particulares são igualmente uma constante.
Redefinição do conceito de luxo
É inegável que o conceito de luxo assume, nos dias correntes, uma definição diferente e uma maior abrangência. Enquanto resultado de um processo gradual, o significado de luxo distancia-se dos valores monetários avultados, sendo fundamentalmente encarado como uma celebração de um modo de vida.
Conforto e bem-estar associados a potencial de rentabilidade
Do ponto de vista de um puro investidor, a possibilidade de valorização e obtenção de rentabilidade através de um imóvel premium assume uma importância vital. Já para o comprador que adquire uma casa de luxo para fins de habitação própria, um nível excecional de conforto é indispensável.
Além dos acabamentos de excelência e do desejo por infraestruturas que viabilizem a integração de tecnologia de ponta, a proximidade de espaços naturais e os espaços exteriores abertos são também altamente procurados, principalmente no meio citadino, tendo-se tornado uma tendência no mercado imobiliário de luxo.
Deseja manter-se informado sobre todas as novidades relacionadas com o setor imobiliário de luxo? Visite o nosso blog, aceda a mais artigos e fique a par de todas as tendências do ramo!