Ao longo dos anos, a gastronomia portuguesa tem vindo a ganhar notoriedade e reconhecimento pelo mundo fora. A diversidade de sabores da nossa culinária é, cada vez mais, um fator que atrai os estrangeiros a visitar e investir no nosso país.
Neste artigo, convidamos a uma viagem pelo universo gastronómico português. Falamos de vinhos e pratos típicos que distinguem a nossa cozinha e apresentamos alguns chefs e restaurantes premium que ajudam a levar a nossa cultura além-fronteiras.
O vinho, um dos pilares da gastronomia portuguesa
- Vinho Tinto
O vinho português é, indiscutivelmente, um dos nossos maiores cartões de visita. Para apreciadores de vinho tinto, os vinhos das regiões demarcadas do Douro, Alentejo e Dão são dos mais apreciados. Muitos deles marcam presença em importantes competições internacionais.
Alguns exemplos de vinhos tintos portugueses de qualidade premium são:
- Pêra-Manca 2015;
- Quinta do Crasto Touriga Franca 2018;
- Grande Rocim 2017.
- Vinho Branco
O vinho branco também tem uma presença muito forte na gastronomia portuguesa. Muitos consideram este tipo de vinho o acompanhamento perfeito para marisco, carnes brancas ou um bom peixe.
Estes são alguns dos melhores vinhos brancos portugueses:
- Conde Vimioso Reserva 2018;
- Taboadella Reserva Encruzado Branco 2022;
- Vinha do Contador Grande Juri Nobre Branco 2015.
- Vinho do Porto
Globalmente reconhecido como um dos vinhos fortificados mais apreciados em todo o mundo, o vinho do Porto apresenta muitos estilos. Disponível nas variedades Rosé, Branco, Tawny e Ruby, este vinho é apreciado tanto pelos portugueses como pelos estrangeiros.
Aqui estão três vinhos do Porto que fazem jus à sua popularidade:
- Vasques de Carvalho 20 Anos Porto Branco;
- Kopke 30 Years Old Tawny;
- Taylor’s LBV Porto 2017 Ruby.
Artigo sugerido: Morar em Portugal: A opção ideal para a sua reforma
3 Iguarias típicas da gastronomia portuguesa
- Bacalhau à Brás
O bacalhau à Brás é um prato tradicional português que conquista o paladar de quem o prova. Esta iguaria da gastronomia portuguesa resulta de uma combinação deliciosa e única de ingredientes simples: azeite, bacalhau desfiado, batata-palha, cebola, azeitonas, salsa e ovos.
A mistura de sabores resulta num prato rico e reconfortante, com uma boa variedade de cores e texturas. Listamos alguns restaurantes onde este prato é cozinhado de modo tradicional e autêntico:
- Restaurante Solar do Bacalhau, em Lisboa;
- Restaurante Culto ao Bacalhau, no Porto;
- Restaurante Batista do Bacalhau, em Aveiro.
- Francesinha
Esta é, cada vez mais, uma das especialidades icónicas da gastronomia portuguesa que cativa quem nos visita. Com origem na cidade do Porto, a Francesinha consiste numa sanduíche rica, coberta de queijo e molho, para se comer de faca e garfo.
Diferentes carnes grelhadas, como bife, linguiça e salsicha, são dispostas em camadas entre duas fatias de pão. Esta base é então revestida por queijo derretido e regada com um molho especial, de sabor único. Geralmente, a Francesinha é servida com batatas fritas.
Três dos restaurantes portugueses tipicamente conhecidos pelas suas Francesinhas são:
- Cervejaria Brasão Coliseu, no Porto;
- Restaurante Capa Negra, no Porto;
- Taberna Belga, em Braga.
- Pastel de Nata
O Pastel de Nata é já considerado um verdadeiro símbolo da gastronomia portuguesa ao nível da doçaria. Originário de Portugal, este pastel é caracterizado por uma massa folhada leve e crocante onde assenta um creme de ovos aromatizado.
O seu sabor e combinação de texturas colocam o Pastel de Nata entre os melhores bolos do mundo. Estes são alguns locais em Portugal onde pode desfrutar de um autêntico Pastel de Nata, simples ou polvilhado de canela:
- Pastéis de Belém, em Lisboa;
- Manteigaria, em Lisboa e no Porto;
- Fábrica da Nata, em Lisboa, Sintra e no Porto.
Sugestão de Leitura: Comprar casa em Portugal: O que mais atrai os investidores?
Melhores restaurantes de luxo em Portugal
Para quem procura uma experiência única na degustação dos melhores pratos e vinhos que marcam a gastronomia portuguesa, estes são alguns dos espaços incontornáveis a visitar no nosso país.
Na região do Porto
- Restaurante The Yeatman
Estrelas Michelin: 2;
Um restaurante bem iluminado, com uma vista deslumbrante e um serviço premium;
Chef: Ricardo Costa aposta em produtos de qualidade superior e técnicas de cozinha moderna.
- Restaurante Vila Foz
Estrelas Michelin: A mais recente estrela Michelin do Porto;
Um espaço elegante, localizado na Foz, num palacete do século XIX;
Chef: Arnaldo Azevedo traz a autenticidade e a frescura do mar para os seus pratos de peixe e marisco.
- Restaurante Casa de Chá da Boa Nova
Estrelas Michelin: 2;
Este restaurante é um projeto do mais premiado arquiteto português: Siza Vieira. Fica à beira-mar, enquadrado por uma vista rochosa e o som envolvente das ondas;
Chef: Rui Paula promete apelar aos sentidos em cada prato, enaltecendo os seus ingredientes.
Na região de Lisboa
- Restaurante Alma
Estrelas Michelin: 2;
Um restaurante que aposta na reinvenção de pratos tipicamente portugueses, com um toque refinado;
Chef: Henrique Sá Pessoa garante uma experiência única de degustação, em que tudo é preparado ao pormenor.
- Restaurante Belcanto
Estrelas Michelin: 2;
Neste restaurante, conjugam-se produtos de primeira qualidade e técnicas de alta cozinha para recompor pratos tradicionais;
Chef: José Avillez convida a uma viagem gastronómica pelos sabores da cozinha portuguesa.
O nosso país tem-se tornado um dos destinos gastronómicos mais aclamados do mundo. Os restaurantes portugueses levam a tradição e a inovação à mesa, surpreendendo pelo sabor, frescura e autenticidade dos ingredientes, mas também pela história que envolve cada prato.
Com toda a riqueza da gastronomia portuguesa, clima e qualidade de vida, Portugal é um país que cativa quem procura bons investimentos e experiências únicas. Visite o nosso blog para saber mais sobre o nosso país e tudo o que tem para oferecer.