A aquisição de imóveis de luxo em Portugal atingiu, inegavelmente, uma expressividade incomum nos últimos anos.
Com o conturbado período pandémico, seria expectável uma redução drástica do volume de negócios deste segmento, tal como se verificou na quase totalidade de indústrias e setores. No entanto, acabámos por presenciar uma performance inversa: o mercado do imobiliário premium não se rendeu.
Hoje, o nosso país já consolidou a sua marca no mapa global do imobiliário de luxo, permanecendo como um dos locais mais apetecíveis para investimento.
Compreenda os motivos por detrás do crescimento da procura deste tipo de imóveis em território nacional.
O desejo de desfrutar do luxo
Os momentos de crise constituem, não raras vezes, boas oportunidades para investir e as casas de elevado padrão têm-se tornado cada vez mais apetecíveis. Os desejos de personalização, exclusividade e luxo assumem um papel crescente na vida das pessoas.
A qualidade da construção, a localização estratégica, o design inovador, os espaços de lazer, as grandes áreas (interiores e exteriores), a privacidade e a segurança são elementos indispensáveis para qualquer investidor. Assim, estes ativos tangíveis continuaram a ser referenciados pelos compradores e não sofreram qualquer desvalorização.
Consideradas um investimento seguro, as habitações premium colocam-se na pole position de quem possui elevados recursos financeiros. O público-alvo deste nicho pretende, maioritariamente, vivenciar as sensações de prazer de todas as características distintivas de um imóvel de luxo.
Por outro lado, numa ótica mais pragmática e puramente financeira, os investidores poderão também concretizar negócios dentro deste segmento tendo em vista o potencial a longo prazo de valorização do imóvel.
O panorama atual dos imóveis de luxo em Portugal
O imobiliário de luxo tem sido o motor do setor imobiliário português, demonstrando uma resiliência notável perante a pandemia de COVID-19. Apesar de a maior fatia do investimento ter origem estrangeira, o número de portugueses a penetrar o mercado das casas de luxo também tem crescido.
As cidades de Lisboa e Porto têm alcançado notoriedade internacional. A reabilitação dos respetivos centros urbanos tem, de resto, encarado a habitação de luxo como uma das suas prioridades. Porém, a procura intensificou-se também em zonas periféricas, capazes de preencher os requisitos de serenidade e privacidade.
A média de investimento na aquisição de imóveis de luxo em Portugal fixa-se nos 2,2 milhões de euros. Este valor é claramente inferior à média europeia, estabelecida nos 3,5 milhões de euros.
O favorável enquadramento interno nacional
Além do custo de aquisição, existem diversos fatores que contribuem para a posição destacada de Portugal no topo das preferências para investimentos. Entre os principais figuram:
- Incentivos fiscais para estrangeiros;
- Qualidade de vida;
- Bons índices de segurança.
Adicionalmente, as condições climatéricas, a hospitalidade e a gastronomia são outros pontos que valorizam a imagem externa do país e conquistam algum peso na decisão dos eventuais compradores.
As oportunidades existentes no mercado dos imóveis de luxo têm florescido a um ritmo vertiginoso. Numa perspetiva win-win, os negócios celebrados resultam igualmente num retorno financeiro significativo para todos os agentes que intervêm neste segmento de mercado.
Teria interesse em ingressar num setor capaz de lhe assegurar potenciais ganhos avultados, criando o seu próprio negócio? Pondera dar um novo rumo à sua carreira com uma atividade de assinalável prestígio?
Com a DS PRIVATE, marca premium do Grupo DECISÕES E SOLUÇÕES, poderá ter a possibilidade de inaugurar uma loja dedicada à mediação de imóveis de luxo. Visite o nosso website e entre em contacto connosco para quaisquer esclarecimentos adicionais.