Com a ascensão do investimento imobiliário de luxo em Portugal, os norte-americanos estão cada vez mais envolvidos. Segundo o coordenador da DS PRIVATE, Adriano Nogueira Pinto, esse interesse tem uma tendência crescente.
Os residentes nos Estados Unidos veem o investimento imobiliário de luxo em alguns países da Europa como uma oportunidade muito lucrativa. Portugal, estando em 4º lugar na lista dos países mais pacíficos do mundo, conseguiu atrair a atenção dos estrangeiros.
Estes investidores encaram o nosso país como uma excelente possibilidade para comprar uma casa para viver em família ou uma casa de férias. São muitas as razões que cativam os norte-americanos a ponderar o investimento imobiliário em Portugal.
4 Fatores que atraem os investidores imobiliários norte-americanos
O investimento imobiliário em Portugal é uma aposta vantajosa
“Portugal tornou-se uma opção popular para pais que procuram comprar propriedades de luxo para deixar aos seus filhos, visto que os impostos sobre riqueza, heranças ou património são muito inferiores aos que se pagam nos EUA”, explica o coordenador nacional da DS PRIVATE.
De facto, nos Estados Unidos, o imposto sobre heranças pode chegar a 40%. Em Portugal, há isenção do imposto sobre herança para o cônjuge, filhos, netos, pais, avós e unidos de facto.
Esta vantagem fiscal é uma forte motivação que chama a atenção dos estrangeiros para investir em Portugal e no seu imobiliário de luxo.
Sugestão de leitura: Imobiliário de luxo: O que torna este setor tão atrativo?
Grande diferença a nível do poder de compra
O PIB per capita em Portugal fixou-se, em 2022, nos 23.290 euros, enquanto que nos Estados Unidos ascendeu aos 72.600 euros. Isto significa que, em média, uma pessoa nos Estados Unidos tem uma produção económica mais de três vezes superior à de uma pessoa em Portugal.
Com base nesta diferença substancial no PIB per capita entre os dois países, podemos concluir que os norte-americanos possuem um poder de compra mais elevado do que os portugueses.
Segundo Adriano Nogueira Pinto, “o nosso país é bastante atrativo do ponto de vista financeiro, tendo em conta o valor comercial dos imóveis, mesmo no segmento de luxo, e os benefícios fiscais de que os investidores estrangeiros podem usufruir são apelativos”.
Adicionalmente, é, em média, 42% mais barato viver em Portugal (tanto a nível das despesas diárias como dos preços das casas). Tudo isto faz com que os norte-americanos considerem, cada vez mais, fazer um investimento imobiliário no nosso país.
Portugal oferece condições sociais que os norte-americanos valorizam
“O nosso país é muito apetecível para viver do ponto de vista da segurança, do clima, da paisagem, da hospitalidade, possuindo ainda enorme atratividade para várias latitudes”, afirma o coordenador da DS PRIVATE.
Um dos pontos que surpreendem os norte-americanos é a qualidade dos serviços de saúde em Portugal e os seus custos, sendo muito mais favoráveis do que na sua terra natal. O mesmo se verifica a nível da educação. Em Portugal, a percentagem de crianças escolarizadas é muito superior à dos Estados Unidos.
Paisagens e clima tornam Portugal no novo american dream
Quanto às paisagens e clima, Portugal tem também um encanto especial que agrada aos investidores. De uma forma geral, é um país menos urbanizado do que as grandes metrópoles americanas, o que proporciona uma melhor qualidade de vida.
As temperaturas amenas ao longo de todo o ano e a beleza e diversidade das paisagens são também fatores de peso na decisão de investir no imobiliário de luxo nacional. Talvez por isso Adriano Nogueira Pinto chama a Portugal o “novo american dream de muitos investidores.”
Em suma, este interesse por parte dos cidadãos norte-americanos em investimento imobiliário em Portugal é, sem sombra de dúvidas, uma mais-valia para quem trabalha neste setor.
Gostaria de atuar numa área potencialmente lucrativa, como é o caso do imobiliário de luxo? Então, junte-se à DS PRIVATE! Ao abrir a sua própria agência terá acesso exclusivo a uma rede de profissionais especializados e todo o apoio para alcançar o sucesso.